Marcas de cosméticos criadas por mulheres negras no Brasil


Acho que todas as mulheres negras ou quase todas já devem ter passado por isso, que é chegar em um determinado maquiador e ele não ter produtos para o seu tom pele, isso acontecia muito, principalmente há anos atrás, hoje em dia acontece, ainda? Acontece, mas bem menos que no passado. 

Maquiador quase nenhum conseguia acertar o nosso tom, além de acinzentar nossa pele com produtos que não era para o nosso tom. As marcas também não eram estimuladas a criarem produtos para o nosso tom de pele. Com o avanço tecnológico e com o boom das mídias sociais começaram as cobranças e as marcas começaram a criar e investir em produtos para pele negra aqui no Brasil.

Mas, muitas mulheres empreendedoras negras já estavam bem incomodadas com a escassez de produtos para pele negra, e foi devido a esse incomodo que surgiu a  Muene, a primeira marca de maquiagem fundada por uma mulher negra aqui no Brasil. Ela já possui 30 anos de existência no mercado e foi ao visitar uma emissora de TV que chegando lá, pode perceber que não havia produtos para seu tom de pele, isso incomodou tanto que ela resolveu lançar sua primeira linha independente de maquiagem.


Confesso que conheci a marca graças a um exposed no twitter, pretendo comprar alguns produtos para fazer resenha para vocês. A dona da marca se chama Maria do Carmo, uma advogada.

Onde comprar Muene?

Eu só achei no mercado livre, eles trabalham com revenda, representante etc.




Outra marca de cosmético que conheci graças a esse mesmo exposed, foi a divas bllack. Que é uma marca gaúcha, criada logo onde tem mais gente branca, que é no Sul do Brasil acho uma ousadia e um empoderamento muito forte da marca. A Rosane Castro Terragno que é a dona e idealizadora da marca resolveu empreender justo porque via essa carência no mercado de cosméticos para pele negra. A marca surgiu em 2016. "A missão da Divas é valorizar a mulher negra com o uso de maquiagem como uma forma de expressão."Fonte: GauchaZH.

Nesse site é possível comprar:




Uma das mais conhecidas pelo menos na internet é a negra rosa. A Rosangela era influenciadora digital e usou do seu trabalho e influência para criar uma marca de maquiagem voltada para pele negra a negra rosa, marca ao qual eu quero muito testar e dizem que é uma das melhores no mercado para pele negra.

 A Rosangela resolveu lançar sua marca porque via também um mercado escasso de produtos para pele negra. É um mercado que ainda vem crescendo e notamos muito isso. Graças a empresarias como Maria, Rosana e Rosangela esse ramo está atingindo a internet e chegando ao máximo de pessoas possíveis. A Rosangela faz um trabalho de marketing incrível e talvez por isso é uma das marcas feita por mulheres negras mais conhecida, além da qualidade, claro.

É possível comprar negra rosa no site:



Já a marca da minha cor não foi criada por uma mulher, mas foi criado por um homem que via a necessidade das mulheres da sua família por itens ou produtos para pele negra ou cabelo afro, ele começou investindo em toucas de natação para cabelo afro e em 2018 nasceu a sua empresa, ele faturou 1 milhão e resolveu expandir seu negócio, aí entrou sua esposa como idealizadora de cosméticos para pele negra, ela é maquiadora e resolveu lançar uma linha de maquiagem junto com Delfino dono da marca. Os produtos não testam em animais. 

 Os produtos da marca de Delfino são bem acessíveis e eu também conheci graças ao twitter. O forte da marca ainda são as toucas, mas tenho certeza que breve sua linha de maquiagem terá o mesmo percurso que suas toucas.

Onde encontrar os produtos Nubia.Afri:


Gostaram da dica? Conheciam todas as marcas? 

Beijos no coração de vocês <3



2 comentários

Obrigada por comentar! Volte sempre!